Pellets são uma fonte de biomassa amplamente utilizada para a geração de energia, aquecimento residencial e industrial, bem como como matéria-prima em indústrias que utilizam processos de combustão.
A produção de "wood pellet" (pellets de madeira) envolve a compactação, em pequenos cilindros, da serragem resultante do processamento e da transformação de resíduos, cavacos ou lascas de madeira.
Utilizando de tecnologia própria e patentes registradas internacionalmente, a Conscorp RSF produz "wood pellet", a partir de pinus ou eucalipto, nas granulometrias de 6 mm, 8 mm e 10 mm, além de briquet com 40 mm e 60 mm, com teor de umidade de 10%, PCS = 4.500 kcal/t e PCI = 4.200 kcal/t, além de teor de cinzas de 2%.
A partir da colheita e derrubada de árvores reflorestadas, os troncos são descascados, desgalhados e empilhados para serem encaminhados à etapa seguinte que é a pré-trituração.
No processo de pré-trituração, que é realizado com a utilização de máquinas trituradoras de grande porte e poder de produção, são processados, além dos troncos, todos os galhos, folhas e raízes, o que permite que o terreno fique totalmente livre e liberado de resíduos da colheita e derrubada de árvores, o que permite o replantio imediato de novas mudas, com um melhor manejo de replantio, inclusive ao que se refere à preparação do solo.
Vencida a etapa de pré-trituração o material é encaminhado para para etapa de transformação em serragem, e posteriormente à etapa de secagem, o que é reduzir sua umidade para 10%, através de sua passagem por secadores, que utilização tecnologia própria e patenteada.
Realizada a secagem a etapa de pelletização é realizada também por equipamentos com tecnologia própria e patenteada, que, ao final do processo, já apresentam pellets resfriados, peneirados, livres de impurezas e prontos para serem armazenados.
O armazenamento é realizado em locais secos e protegidos de umidade, podendo ser empacotados em embalagens para uso doméstico até sacos maiores "big bags" para uso industrial. Sendo possível, também, o armazenamento em silos, o que facilita o carregamento através de equipamentos "roll on roll off", em caixas a partir de 30 m³, com ou sem a utilização de Julieta, bem como com a utilização de carretas do tipo "walking floor" (piso móvel) com capacidade de 105 m³ ou 110 m³, sempre buscando um transporte seguro e adequado, seja por rodovias, seja pelas ruas de uma cidade.
Devendo ser lembrado que, pellets de madeira são uma fonte de energia renovável e mais limpa em comparação com combustíveis fósseis, e que são uma solução sustentável para atender às necessidades de aquecimento e geração de energia, contribuindo para a redução das emissões de carbono.